Ingredientes
- Massa:
- – 1 1/2 xícara de farinha de trigo (180gr)
- – 3/4 xícara de farinha de trigo integral (100gr)
- – 160gr de manteiga com sal derretida fria
- – 6 colheres (sopa) de água gelada
- – Sal a gosto
- Recheio:
- – 4 ovos
- – 1 caixa de creme de leite UHT
- – 3/4 xícara (200 ml) de leite
- – 2 xícaras de folhas de espinafre
- – 200gr de mussarela picada
- – 90gr de blanquet de peru picado
- – 1/2 colher (chá) de pimeita do reino preta em pó
- – 1/2 colher (chá) de noz moscada em pó
- – 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- – Sal e azeite à gosto
Modo de preparo
- Para a massa: coloque a água com gelo numa tigela. Reserve. Corte a manteiga toda em cubinhos, ainda bem gelada. Coloque numa tigela as farinhas temperadas, os cubinhos de manteiga, uma pitada de sal e misture (com as mãos) rapidamente. Adicione as 5 colheres de água e misture a massa bem, até que ela fique uma bola (seja persistente).
- Não precisa derreter a manteiga completamente, o ideal é que a massa se forme e que pequenos pedaços de manteiga ainda fiquem na massa – isso a deixará mais crocante).
- Envolva a bola de massa com filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas (deixei de um dia par ao outro). No livro ela indica que fique no máximo por 24 horas na geladeira.
- Retire da geladeira e trabalhe a massa um pouco, para a manteiga amolece. Se estiver extremamente compacta, 15 segundos no microondas não farão mal.
- Se a sua forma for antiaderente, só pincele um pouco de azeite. Se não for, enfarinhe também (usei forma antiaderente de 25cm com tampo removível). No livro ela manda abrir a massa com rolo, mas resolvi usar a técnica que uso pro meu empadão, que é simplesmente pegar pedaços da massa e ir amassando na forma com os dedos, até cobrir todo o fundo e as laterais.
- Feito isso, cubra com um disco de papel manteiga e coloque uns feijões (ou qualquer coisa que possa servir de peso). Isso serve para que, quando for assar a massa, o fundo dela não estufe. Leve ao forno pré-aquecido a 210 graus por 15 minutos, para pré-assar. Reserve.
- Enquanto isso, faça o recheio: pegue as folhas de espinafre e de um “susto” nelas numa panela com azeite em fogo baixo. Deixe no fogo baixo com tampa por uns 7 minutos, até o espinafre murchar. Coloque um pouco de sal. Reserve.
- Numa tigela quebre os quatro ovos inteiros. Bata por uns 3 minutos com um fouet (também pode usar a batedeira, mas não acho necessário). Acrescente o creme de leite, o leite, o sal (lembre-se que o queijo já tem sal!), a pimenta do reino e a noz moscada. Bata por mais uns 2 minutos, para que fique cremoso. Reserve.
- Espalhe o espinafre já murcho no fundo da forma com a massa pré-assada (sem os feijões e o papel manteiga, claro). Espalhe por cima a mussarela e o blanquet de peru picados. Coloque a mistura de ovos por cima de tudo e salpique o queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido a 210 graus por uns 15-20 minutos, até o recheio cozinhar e ficar dourado. Retire e sirva-se!