----

30 anos da queda do Muro de Berlim.

Hoje, dia 09 de novembro, a queda do Muro de Berlim comemora 30 anos.

Esse acontecimento histórico marcou a vida não só dos alemães, como também do mundo todo. Estudamos na escola, lemos nos jornais, ouvimos da TV e para alguns, vivenciamos de perto. O muro foi construído em 13 de Agosto de 1961, com 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Visitando Pomerode, uma cidadezinha linda localizada em Santa Catarina (SC) que é considerada um pedaço da Alemanha no Brasil. Se a gente ainda tinha dúvida da presença da cultura alemã no nosso Brasilzão, passou depois que conhecemos Pomerode. A cidade foi colonizada por alemães e mantém suas tradições vivas e pulsantes. Para se trabalhar em um banco na cidade de Pomerode, você deve saber se comunicar em português e alemão (um dialeto proprio deles, hoje bem diferente da lingua falada na propria Alemanha).

Hoje morando na Alemanha, atualmente em Berlim, noto que a divisão ainda existe. Parece estranho dizer isso, mas o muro ainda é real, pois aprendemos na escola que com a queda do muro, a Alemanha voltou a ser unificada e todos ficaram felizes; Entretanto o que realmente aconteceu foi um choque de realidade, de ambos os lados. Um extremamente valorizado e moderno e outro pobre, ou seja, impossível competir com o lado capitalista. As memórias do muro podem ser vistas na arquitetura, onde um lado possui prédios modernos, no chão (com claras demarcaçõES de onde o muro passou), fotos, monumentos, e museus.

E uma dica legal, caso você visite Berlim algum dia e queira ver um pedacinho do muro, que ainda existe, basta visitar a East Side Gallery; ali você pode ver o verdadeiro muro, entretanto com um de uma forma mais artística, afinal, hoje virou uma galeria de arte.

Hoje a Alemanha proíbe esconder qualquer fato de sua história, eles fazem questão de relembrar e expor todas as atrocidade realizadas por eles. Não para mostrar como eram poderosos, mas sim, para demonstrar a vergonha que sentem e que nunca mais querem as repetir, por isso fazem questão de expor tais fatos para o mundo.

E como a gente sabe que não existe cultura sem quitutes, resolvemos prestar nossa singela homenagem a esse momento tão importante da história mundial, separando algumas receitas com características alemãs para você entrar no clima e comemorar o “trintou” da queda do Muro de Berlim. Vamos juntos?

Carne de Panela com Cerveja
A cerveja é uma bebida típica alemã e está presente não só nos bares do Brasil, mas em muitas e muitas receitas. Essa Carne de Panela com Cerveja é aquela receita ideal para um domingão em família. Aproveite 😉

Penne ao Molho de Linguiças
Quando se pensa em culinária alemã a gente logo pensa “linguiça”. Por isso, essa receita de Penne ao Molho de Linguiças vai fazer você se sentir na própria Berlim, confia.

Assado de Porco com Batatas
Esse Assado de Porco com Batatas é a receita mais fácil que você vai encontrar nesta semana. É saboroso, fácil e rápido.

Por hoje é só!
Aproveite o seu final de semana com muita Alemanha e alegria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

---