Ingredientes
- -200 gr de espaguete de boa qualidade (feito com farinha grano duro)
- -500 gr de vôngoles com a concha
- -2 dentes de alho finamente picados
- -50 g de tomates cerejas cortados pela metade
- -1 cálice pequeno de vinho branco seco (aprox. 50 ml)
- -azeite de oliva
- -cebolinha, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe o espaguete em água abundante e fervente. Escorra a massa e reserve. Vamos aos vôngoles. Lave muito bem cada uma das conchinhas, eliminando a areia e sujeira. Escorra os vôngoles e seque-os. Em um frigideira grande e bem quente, refogue os tomates, em seguida os vôngoles (com a conha e tudo), o alho. Quando o alho estiver dourado, verta o vinho branco e deixe evaporar. Junte a massa com os vôngoles, misture tudo muito bem. Monte o prato, salpique a cebolinha sobre e bom apetite.
Hoje venho falar de frutos do mar, mais especificamente de vôngoles (em italiano, una vongola, due vongole). Esses simpáticos e também deliciosos moluscos – da mesma forma que seus “primos” lulas, polvos, ostras e mexilhões – muitas vezes são negligenciados nos balcões refrigerados das peixarias por absoluta incompreensão dos consumidores. Mas acredito que a eles deveria ser dada a chance de serem provados e consumidos com maior frequência. Outro aspecto interessante é o preço, pois há frutos do mar que, dependendo da estação, estão com o preço mais atrativo que a carne bovina.
Por fim, se você não tem alergia a frutos do mar e morre de curiosidade sobre o sabor deles, acabaram seus problemas, pois a receita de hoje é um belo e delicioso espaguete ao vongole, ou como se diz no país da bota, spaghetti alle vongole.