Ceraflame a manteiga e o chocolate picado mexendo sempre até derreter (não precisa ser em banho maria). Reserve.
Na batedeira bata bem os ovos até que eles dobrem de tamanho. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Em cima dos ovos, peneire o chocolate em pó, a farinha e o bicabornato. Bata novamente até que tudo esteja misturado. Acrescente nesta massa o chocolate derretido com a manteiga e mexa bem com a colher. Acrescente o amendoim ou as nozes e misture.
Unte e enfarinhe uma forma de aro removível e despeje a massa. Leve para assar em forno pré aquecido em 220º por 15 minutos.
Retire do forno. Você verá que a massa ainda está bem mole, isso é normal. Enquanto ela esfria ela vai diminuir de tamanho e tomar sua forma.