Ingredientes
- – 300 g de farinha de trigo (peneirada)
- – 25 g de açúcar
- – 35 g de manteiga
- – 150 ml de água
- – 15 g de fermento biológico fresco
- – 1 pitada de sal
- – 1 colher de sobremesa de cominho (mas você pode usar qualquer tempero que desejar)
- – 1 cebola média finamente picada
- – 1 gema, para pincelar
Modo de preparo
- Primeiramente façamos a esponja: misture o fermento com o açúcar (o fermento dissolverá, tornando-se líquido), agregue 1 ou 2 colher de farinha de trigo da receita e água (também da receita) o suficiente para deixar a mistura com uma consistência de papinha de bebê. Cubra o recipiente com a esponja e deixe-a repousar por 40 – 50 minutos (ou até dobrar de volume).
- Refogue muito bem a cebola na manteiga e acrescente o cominho. Misture tudo e reserve.
- Agora, vamos à massa do pão: misture, aos poucos, a água à farinha e sove. Agregue a esponja, a cebola refogada e o sal. Sove a massa energicamente até ela adquirir uma consistência lisa, macia e homogênea. Deixe crescer até dobrar de volume. Unte bem a assadeira e disponha a massa dentro. Aguarde novamente crescer. Após o crescimento, pincele a gema e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 min.
Hoje mudaremos um pouco de ares, pois hoje é dia para se fazer pão. Fazer pão pelas próprias mãos é um tanto mágico, sentimental, é uma terapia. Desfrutar dos resultados – após o esforço para sovar energicamente a massa e paciência para aguardá-la crescer e depois assar – não tem preço e é especial. Ainda mais quando fazemos algo que não se compra em lugar algum, fazendo, dessa forma, a sua cozinha e sua casa um lugar único! Nosso pão de hoje é simples, não requer ingredientes sofisticados nem mesmo caros, porém se destaca por ser muito aromático, saboroso, de textura macia e o melhor de tudo: feito por você.