Observações
O panettone é um alimento que passa o ano inteiro despercebido, mas com a aproximação das festividades de final de ano, ele entra em cena com força total.Ótima opção para lanches e até mesmo para presentear no Natal, o panettone surgiu na cidade italiana de Milão, fruto de uma linda história de amor.
No século XV, um jovem italiano apaixonou-se pela filha de um padeiro, mas ele não era de conversa e não aceitou o namoro. Tentando dar um jeitinho na situação, o rapaz se disfarçou de ajudante de padeiro e criou uma receita de pão doce com frutas saborosas, de um tamanho fora do normal à época, que fez sucesso entre os clientes do estabelecimento. O jovem passou a dizer que o autor da receita foi o Toni, pai de sua amada. A partir disso, a padaria ficou cada vez mais movimentada, graças ao “pão de Toni”. De lá pra cá, o nome do pão doce mudou bastante até chegar a ser panettone.
Ingredientes
- – 7 colheres (sopa) de água morna
- – 50g de fermento biológico
- – 200g de frutas secas
- – 150g de uvas-passas pretas
- – 1/2 colher (chá) de essência de panettone
- – 250g de manteiga à temperatura ambiente
- – 600g de farinha de trigo
- – 150g de açúcar
- – 1 pitada de sal
- – 5 ovos
- – Raspas de 1 limão
- – Óleo para untar
- – 1 gema para pincelar
- – Castanhas em lascas para decorar
Modo de preparo
- Em uma tigela coloque o fermento, 1/2 xícara de farinha e a água morna. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. Em outra tigela separe a manteiga, a essência de panettone, as frutas e as uvas. Misture bem. Em outra tigela misture o açúcar, a farinha, as raspas do limão e o sal. Transfira para uma mesa limpa e seca. Forme um monte com um buraco no meio. No buraco coloque os ovos, a mistura de fermento, a água e a farinha feita anteriormente.
- Misture tudo com as mãos até formar uma massa lisa. Unte a mesa com óleo e a massa também. Com as mãos, abra a massa e coloque a mistura de manteiga com frutas feitas antes. Sove a massa e vá acrescentando farinha para dar ponto. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Forme uma bola. Unte panela que possa ir a forno como essa da Ceraflame utilizada na receita.
- Forre as laterais com papel manteiga e acomode o panettone dentro da panela. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar dentro do forno desligado por 4 horas. Pincele o panettone com a gema, e cubra com as castanhas. Leve para assar em forno pré aquecido em 200 graus por 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva.