Ingredientes
- -2 xícaras de feijão
- -3 dentes de alho picados
- -1/2 cebola picada
- -150g de bacon picado em cubinhos
- -150g de lombo de porco com gordura picado em cubos
- -100g de linguiça de sua preferência, aqui usamos a mista picada em rodelas
- -Sal a gosto
- Para a couve refogada:
- -1 molho de couve lavada e picada finamente
- -2 colheres de sopa de azeite
- -2 xícaras de água fervente
- -Sal a gosto
- Para acompanhar:
- -Laranja em rodelas
- -Arroz branco
Modo de preparo
- Coloque o feijão de molho um dia antes do preparo. Basta cobrir todo o feijão com água.
- No outro dia escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão coloque uma colher de óleo e refogue o alho com a cebola e a carne de porco. Acrescente o feijão reservado e coloque água até que cubra o feijão e que fique 2 dedos acima dele. Tampe a panela. Depois que a panela pegar pressão conte aproximadamente 40 minutos e abra sua panela, com certeza ele estará cozido ou quase cozido. Reserve.
- Em uma frigideira coloque o bacon e deixe-o em fogo baixo fritando em sua própria gordura até que fique bem crocante, acrescente a linguiça, frite ligeiramente e despeje tudo dentro da panela do feijão já cozido. Veja se será necessário mais água, coloque e tampe a panela e deixe na pressão por mais 15 minutos. Abra a panela, acerte o sal e deixe ferver até que o caldo engrosse. Desligue o fogo e reserve.
- Para a couve basta deixá-la de molho na água fervente para que ela cozinhe um pouco. Escorra bem a água. Em uma frigideira coloque o azeite e refogue a couve até que ela fique num tom de verde escuro. Acerte o sal e sirva a feijoada acompanhada da couve, arroz branco e laranja. Bom apetite!
Todo brasileiro precisa ter em seu prato a comida mais simples, porém que todos amam. Estou falando do famoso feijão com arroz, quem não gosta? Pois bem, para homenagear o Brasil, escolhemos uma receita muito simples, gostosa e pesada, estamos falando da Feijoada.
Aprendemos no colégio que esta receita foi criada pelos escravos, onde os senhores de engenho davam os restos de alimentos aos escravos e eles cozinhavam tudo em uma panela com feijão. Pois bem, existe também uma história que a feijoada foi uma adaptação do Cassoulet, uma comida típica francesa, mas que ao invés de usar o feijão preto, eles usavam o branco. Deixo a vocês decidirem quem foram os precursores no país, mas o que posso afirmar é que ela é originariamente do Norte de Portugal.
Com o passar do tempo a Feijoada foi ganhando forma, acompanhamentos e reconhecimento. No Brasil, ela é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.