Ingredientes
- -1 cenoura média, descascada e picada em cubinhos
- -1 colher (sobremesa) não muito cheia de manteiga
- -1 fio de azeite extra virgem
- -1 colher (sopa) generosa de farinha de trigo
- -100 ml de leite
- -1 ovo (gema e clara separadas)
- -1 pedaço pequeno (equivalente a 1 colher de sopa) de queijo gorgonzola picado
- -1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado + o suficiente para pulverizar nas forminhas
- -sal
Modo de preparo
- Cozinhe a cenoura em água com sal até amolecer. Escorra, amasse com um garfo e reserve. Bata a clara em ponto de neve (coloque uma pitada de sal ao bater para deixar mais firme). Também reserve.
- Em uma panela, em fogo médio derreta a manteiga com um fio de azeite para não queimar. Acrescente a farinha de trigo mexendo até incorporar. Agora adicione o leite aos poucos, dissolvendo a massa que se formará, mexendo sempre para não empelotar. A consistência deve ficar firme, porém cremosa, portanto, se precisar coloque mais leite, sempre aos poucos para não perder o ponto. Adicione a gema, mexa mais um pouco, o queijo gorgonzola, o parmesão e a cenoura. Corrija o sal SE necessário (lembre-se que os queijos já são salgados o suficiente). Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a clara em neve, misturando delicadamente somente até incorporar tudo.
- Unte com manteiga ou margarina ramequins ou refratários pequenos próprios. Pulverize o interior com queijo ralado. Despeje a mistura até faltar 1 dedo para a borda. Leve para assar em fôrno preaquecido a 220 graus até ficar firme e criar uma casquinha dourada.
- Sirva imediatamente. Pode utilizar um refratário maior e quantidades acima dobradas ou triplicadas, conforme sua necessidade. Apenas lembre-se que as porções menores inflam mais facilmente, mas o sabor é o mesmo.