Ingredientes
- -Folhas de 1/2 maço de espinafre
 - -2 dentes de alho amassados
 - -1/2 cebola picada em cubinhos
 - -1/2 colher de noz moscada moída
 - -3/4 xícara de arroz para risoto
 - -1 tablete, 1 sachê ou 1 colher de caldo de galinha concentrado
 - -750ml de água fervente
 - -70ml de cachaça de boa qualidade
 - -2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
 - -Azeite e sal que bastem
 - Linguiça de Pernil
 - -250gr de lingüiça de pernil fina
 - -1 cebola picada em rodelas ou meia lua
 - -3 colheres de sopa de cachaça de boa qualidade
 - -Azeite que baste
 
Modo de preparo
- Risoto:
 - Primeiro prepare o espinafre: coloque o alho amassado com um fio de azeite para dourar. Feito isso, junte o espinafre (só as folhas) já lavado e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo brando, mexendo de vez em quando. Cozinhe até o espinafre murchar todo e soltar um pouco de água.
 - Retire da panela e bata num liquidificador ou num mixer, para fazer um purê bem verde, como abaixo. Reserve.
 - Dissolva o caldo de galinha em uma panela com os 750ml de água fervente. Deixe o fogo baixo, você vai precisar da água fervendo.
 - Em outra panela, coloque metade da manteiga e a cebola picada. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e a noz moscada e deixe fritar um pouco, mexendo sempre (2 minutos bastam). Agora é a hora da musa da receita, a cachaça! Adicione a cachaça e deixe cozinhar mais um pouco (fogo brando daqui por diante). Quando perceber que o arroz já absorveu quase todo o líquido, está na hora de juntar o caldo. Muita atenção nessa hora, não dá para sair de perto da panela. Vá colocando o caldo aos poucos (uma concha de cada vez), mexendo continuamente. Quando perceber que o caldo está secando, coloque mais uma concha e assim por diante, em fogo baixo, por uns 15 minutos (até o arroz ficar na consistência de risoto, al dente).Antes de juntar a última concha de caldo, misture o purê de espinafre ao risoto. Junte a última concha e deixe terminar de cozinhar, mexendo sem parar para não grudar no fundo. Desligue o fogo, prove o sal (acerte o necessário) e junte a outra metade da manteiga
 - Linguiça:
 - Essa aqui é mole: corte a lingüiça em rodelas de mais ou menos 1cm de largura.
 - Coloque a lingüiça para fritar em frigideira com um fio de azeite, no fogo alto. Quando estiverem quase boas, junte a cebola. Deixe fritar por mais um minuto.
 - Chegou a hora de flambar com a CACHAÇA. Atenção para a dica: deixe a frigideira bem quente, fogo bem alto. Coloque a cachaça de uma só vez na frigideira e vire a borda dela levemente sobre a chama do fogão, para dar início ao fogo. É muito rápido. Mexa a frigideira para a frente e para a trás enquanto o fogo durar (não mais de 5 segundos). Desligue o fogo.
 
Já pensou em quantas opções diferentes você pode usar para incluir legumes e verduras na sua alimentação? O risoto é sempre uma ótima escolha! O risoto de espinafre é super fácil de fazer, delicioso, lindo e nutritivo. Acompanhado por uma linguicinha de pernil flambada na cachaça de dar água na boca. Receitinha pá-pum e que certamente vai fazer muito sucesso aí na sua casa. Corre que ainda dá tempo!